Notícias

01/09/2023 - Inscrições para a Prova AMB/AMRIGS 2023 iniciam no dia 4 de setembro



Processo seletivo é organizado pela Associação Médica do Rio Grande do Sul

A Prova AMB/AMRIGS é consolidada no cenário nacional como ferramenta para seleção de candidatos a Programas de Residência Médica (PRMs). Além disso, pode ser usada por médicos já formados como uma auto-avaliação. A aplicação da edição 2023 está marcada para o dia 19 de novembro em diferentes cidades de seis estados, sendo esperado superar o número de 6.500 inscritos. Além do Rio Grande do Sul, a avaliação também é aplicada em Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Rio de Janeiro. A prova é chancelada também pela Associação Médica Brasileira (AMB).

“Cada vez mais faz-se necessário o rigor na formação médica. A Prova AMB/AMRIGS tem tradição e excelência. Muitos médicos que hoje exercem suas atividades, passaram por essa etapa e sabem a importância que o exame teve no princípio de suas carreiras”, afirma o coordenador da Prova AMB/AMRIGS, Dr. Antonio Weston.

 

Como funciona

A Prova AMB/AMRIGS avalia o conhecimento médico em duas modalidades de exame. A primeira é o acesso direto, composta por 100 questões que versam sobre as cinco grandes áreas de conhecimento da Medicina: clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, pediatria e saúde da família. Esta modalidade destina-se aos alunos que, após a conclusão da faculdade, podem ingressar diretamente nos programas. Já o segundo tipo possui 30 questões e serve como seleção para programas de Residência Médica que exigem pré-requisito. É o caso do candidato que fez uma residência e deseja a subespecialidade. Dr. Antonio Carlos Weston destaca a importância da prova.

“A cada edição procuramos aprimorar detalhes da organização da prova. Este ano temos uma novidade que é o convênio com a Universidade Federal de Santa Catarina, o que deve elevar nossa expectativa em termos um número ainda maior de participantes”, avalia.

O diretor Científico e Cultural da AMRIGS, Dr. Guilherme Napp, salienta o elevado nível de exigência na preparação.

“Trabalhamos para fazer uma prova coerente, densa de conteúdo e o mais abrangente possível. A prova proporciona uma certificação reconhecida nacionalmente, que agrega valor ao currículo dos participantes. Também contribui para a melhoria contínua da qualidade da assistência médica, ao estimular a atualização e a busca pelo conhecimento científico”, disse.

A organização é da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) com a chancela da AMB e associações parceiras: Associação Catarinense de Medicina (ACM) e Associação Médica de Mato Grosso do Sul (AMMS).

O edital deste ano, previsto para ser divulgado em 1º setembro, e outras informações da Prova AMB/AMRIGS estarão disponíveis no site www.amrigs.org.br/prova. Para credenciamento de hospitais e mais informações entre em contato com prova@amrigs.org.br

 

Calendário Resumido

Divulgação do edital: 01/09/23
Período de inscrições: 04/09/23 a 23/10/2023
Aplicação das Provas Teórico-Objetivas (9h - horário de Brasília): 19/11/2023

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak



Todas Notícias