Notícias

06/09/2023 - Setembro Amarelo: simpósio na AMRIGS traz especialistas para debater depressão e suicídio



Desde sua criação, o Setembro Amarelo tem ganhado cada vez mais força e adesão no país, promovendo a quebra de tabus em relação ao tema e a importância de falar sobre saúde mental abertamente

Diante dos desafios e pressões do mundo moderno, as questões relacionadas à saúde mental têm se tornado cada vez mais urgentes e pertinentes. Abordar temas como depressão, ansiedade, suicídio e outros transtornos psicológicos em um ambiente de conscientização e informação é fundamental para combater o estigma, promover a empatia e buscar soluções efetivas. Atenta a isso, a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), em parceria com a Frente Parlamentar de Dependência Química, presidida pela vereadora e psicóloga Tanise Sabino (PTB), e com a Prefeitura e a Câmara Municipal de Porto Alegre, realizará o simpósio “Setembro Amarelo: Compreendendo a relação entre autolesão, depressão e suicídio”, no dia 14 de setembro, das 13h30min às 18h, no auditório da AMRIGS (Av. Ipiranga, 5311 – Porto Alegre/RS). O evento conta com o apoio da Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, SICREDI e Grupo A Educação, e visa conscientizar sobre a importância da saúde mental.

O simpósio trará uma programação abrangente com especialistas renomados no campo da saúde mental. A abertura contará com a palestra "Abrace a vida: compreendendo a campanha Setembro Amarelo", ministrada pela vereadora Tanise Sabino. Em seguida, a Associação de Psiquiatria abordará o tema "Compreendendo o comportamento autolesivo, fatores de risco, fatores de proteção e epidemiologia do suicídio".

O evento também tratará sobre a depressão e o estigma associado a ela na palestra "Além da tristeza: compreendendo a depressão, rompendo o estigma e promovendo o tratamento". Perguntas e uma atividade artística seguirão antes do intervalo.

No período da tarde, será destacada a importância do Terceiro Setor na prevenção do suicídio, com a apresentação das experiências do Instituto Vida Solidária (IVS) e do Centro de Valorização da Vida (CVV). O simpósio encerrará com a palestra "Superando adversidades e encontrando propósito".

As inscrições para o evento são gratuitas, estão abertas e podem ser feitas pelo link https://saudemental2023.com.br

Palestrantes: 

Flávio Shansis - Médico Psiquiatra

Jader Piccin - Médico Psiquiatra

Semadar Marques - Escritora

Arlei Weide - Coordenadora do CVV Porto Alegre

Carmem Reis - Assistente Social do Instituto Vida Solidária

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak



Todas Notícias