O Instituto Vida Solidaria (IVS) é uma Associação sem fins lucrativos, de assistência social que desenvolve ações de saúde, educação e cultura. Foi constituída em 09 de abril 2005, pela Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), sua mantenedora.

Está localizado no município de Porto Alegre, na Av. Ipiranga - 5109, ao lado da AMRIGS, no acesso à Vila São Pedro, conhecida como “Cachorro Sentado”.

A composição diretiva do Instituto Vida Solidária é formada pela presidente, Dra. Dilma Maria Tonoli Tessari e pelo vice-presidente, Dr. João Rogério Bittencourt da Silveira; além do Conselho de Administração e Conselho Fiscal.

O IVS funciona de segunda-feira à sexta-feira, das 08h às 18h.

Histórico

Em 9 de abril de 2005, a AMRIGS realizou Assembleia Geral que permitiu a fundação do Instituto Vida Solidária (IVS), com o intuito de fortalecer sua gestão através de um relacionamento mais estreito com a sociedade, possibilitando a ampliação das suas ações para demais agentes que não apenas seus sócios.

Posteriormente, para poder firmar parceria com o Governo e demais entidades, o IVS obteve qualificação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Federal, o que permite apoio na obtenção de recursos, objetivando intervir de modo mais significativo no contexto social, político e econômico da sociedade.

O IVS iniciou atuando em três vertentes: saúde, educação e cultura, ocupando uma sala dentro da sede da mantenedora. Em 2008, com o processo de reestruturação urbana, a Prefeitura de Porto Alegre realizou a desocupação de espaços na Av. Ipiranga. Desta forma, o Estado cedeu um destes terrenos, localizado no acesso à Vila São Pedro, para que o IVS construísse sua sede, podendo assim ofertar um atendimento amplo à comunidade na qual já desenvolvia alguns projetos.

A construção do prédio foi possível pela doação de recursos do Consulado do Japão.

Atividades

O IVS atua na área de saúde com atendimento médico gratuito duas vezes por semana, voltado para os moradores da Vila São Pedro. São realizadas cerca de 120 consultas mês. Também trabalha na prevenção de doenças participando de campanhas de vacinação.

Desde 2010, o Instituto Vida Solidária passa a ser entidade âncora da Rede Parceria Social coordenada pela Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social, do Governo do Estado, que promove a gestão dos recursos disponibilizados pela Lei da Solidariedade a partir do trabalho em rede, integrando Governo, Empresas e o Terceiro Setor.

A parceria com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) para o atendimento de crianças e adolescentes entre 06 e 14 anos vinculadas ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), antigo Serviço de Atenção Sócio Educativo (SASE) foi firmada em 2012.

Atualmente o Instituto Vida Solidária atende 40 crianças no turno inverso a escola. As ações promovidas são extensivas a todo o Rio Grande do Sul, buscando alcançar os objetivos institucionais. O IVS atua nas atividades que envolvem a sociedade médica associada, bem como a comunidade em que está inserida, coordenando assim o compromisso social da AMRIGS.